segunda-feira, 12 de abril de 2010

"No Trilho do Lobo"

Sob a orientação e comando do nosso sempre afável e profissional biólogo Pedro Moreira, lá se iniciou a nossa contenda por terras da Serra do Alvão em busca do furtivo Lobo. Com um grupo alegre e um dia perfeito para a execução deste tipo de actividades, acabamos por encontrar o já nosso conhecido pastor da aldeia de Arnal (ver A Vida no Alvão), o qual nos acompanhou durante parte do percurso, partilhando connosco os seus inevitáveis encontros com Lobos, Javalis e outras espécies que habitam esta bonita serra. Erro Crasso em não questionar o seu nome, mas à terceira oportunidade, que certamente ocorrerá, não iremos falhar.
Os indícios de presença de Lobo (assim como de Raposa, Fuinha, Texugo, entre outros) foram abundantes, principalmente excrementos prontamente “dissecados” pelo nosso especialista. Ainda tivemos a oportunidade de observar várias espécies de aves, de onde se destacam as Cotovias, as Gralhas e algumas aves de rapina.
No final da actividade, e como é apanágio das actividades do Nicho Verde, a degustação das delícias gastronómicas da região foi obrigatória, com uma visita à Cabana onde as alheiras e as mouras foram o prato forte.
Para a história fica a certeza de um dia bem passado num Alvão de paisagens únicas (como podem confirmar pelas fotos) e a promessa de voltar assim que a vida nos permitir.

5 comentários:

  1. Foi um grande passeio, o clima ajudou, apareceram algumas coisas muito engraçadas. Conseguimos de facto seguir o trilho do lobo, com vários indícios da sua presença, e a camaradagem durante e no fim acompanhada de umas belas alheiras, moiras e loiras foi genial, algo para repetir.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, uma das actividades que mais me satisfez... tudo perfeito! O tempo (muito sol!), o local (Serra do Alvão - a minha preferida!), os indicadores da bicharada (muitos e variados!)... mas acima de tudo a companhia (bons amigos e cheios de boa disposição!)!!! Obrigada Nicho Verde!
    Até breve!
    CAQ

    ResponderEliminar
  3. Olá fiquei a conhecer este blogue através da minha amiga Anabela Magalhães. Está muito interessante. Gostaria, de que, tal como fiz, se tornassem meus seguidores no link seguidores do meu blogue em:
    http://centroparoquialgondar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Caro(a), Nicho Verde;

    Que bom sentir que a blogosfera também é utilizadad para mostrar as belezas que a natureza nos oferece e o respeito que por ela devemos ter.

    Adoro estas caminhadas nas montanhas porqu só assim descobrimos pequenos detalhes mais que importantes para manter o equilibrio natural da Terra.

    Claro que voltarei.
    Abraços,
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  5. A repetir mas com calções de banho...uma ida às lagoas do Rio Olo para acabar o dia!!!

    Ricardo e Osvaldo...obrigado pelos comentários e pelo incentivo! É sempre bom partilhar ideias e acontecimentos com quem tem o mesmo propósito, ou seja, evidenciar e defender as mais-valias Portuguesas!

    Bjs e Abraços

    ResponderEliminar