sexta-feira, 26 de março de 2010

Sustentabilidade Vs Desenvolvimento Social

O Desporto como fenómeno sócio-cultural que contribui para a formação, desenvolvimento e aprimoramento físico, intelectual e psíquico dos seus praticantes (além de criar uma identidade desportiva para uma melhor inclusão social); a Educação, facto observado nas sociedades e nos grupos que as constituem, responsável pela perpetuação e continuidade dos modos culturais e pela adequação do indivíduo às respectivas sociedades; e o Ambiente, que num contexto ecológico, inclui tudo o que afecta directamente o metabolismo ou o comportamento dum ser vivo, incluindo a luz, o ar, a água, o solo e os outros seres vivos que com ele coabitam, são palavras que se distinguem-se pelo seu significado, mas a sua interacção torna-se essencial para qualquer sociedade com perspectivas futuras edificantes e sólidas.
Numa outra perspectiva, a forte litoralização da população Portuguesa, seja pela concentração de actividades económicas no litoral, seja pelo crescente sentimento de repulsa em relação ao interior, tem feito de Portugal um país cada vez mais imponderado e dividido, fazendo esquecer que estes nossos actos contribuem para o incremento da Capacidade de Carga Humana (possibilidade de resposta às necessidades da população sem perda da qualidade de vida), gerando custos económicos, sociais e ambientais.
Cientes destas realidades, é nossa intenção contribuir para uma maior sociabilização e para a redução das assimetrias sociais, mostrando o que de bom existe em Portugal, associando a este novo modo de vida o Desporto, a Educação e o Ambiente, pilares fundamentais de uma sociedade construtiva e sustentável.
Pratique desporto! Conheça Portugal! Ambos merecem…

quarta-feira, 17 de março de 2010

Caminhada Solidária pela Madeira e Haiti

Os clubes de serviço do Concelho de Matosinhos - Lions Clubes e Rotarys Clubes - uniram-se, e com o apoio da Câmara Municipal e da Matosinhos Sport, vão organizar uma Caminhada Solidária na marginal de Leça da Palmeira no dia 28 de Março pelas 10 horas, tendo em vista a angariação de fundos para socorrer as populações da Madeira e do Haiti. Para inscrições podem dirigir-se aos Postos de Turismo de Matosinhos e Leça da Palmeira ou a todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Matosinhos. Participem...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Passeio de BTT na Gralheira (Serra de Montemuro)

O vento estava gélido, mas o dia estava lindo e com as condições perfeitas para um bom passeio de BTT. Depois dos preparativos iniciais, a contenda começou. Seguimos caminho, saindo da aldeia da Gralheira (Serra de Montemuro) a caminho da aldeia de Panchorra, onde havíamos de encontrar um trilho que nos levaria à lagoa de São João. Com menos ou mais dificuldades, lá fomos percorrendo o nosso caminho até que deparamos com uma subida simples (mas que para nós parecia de 1ª Categoria), onde a nossa Joaquina Agostinha disparou que nem um foguete em direcção ao espaço. Surpreendidos, lá continuamos e passados uns bons metros, deparamos com a nossa desaparecida ciclista de alta competição encostada à berma em dificuldades. Depois de uns bons minutos de risota e apesar de termos encontrado o trilho para a lagoa de São João, decidimos voltar para trás não fosse dar outro “fanico” à nossa Pró. Voltamos e em boa hora o fizemos pois chegamos à hora exacta em que a nossa mesa no Recanto dos Carvalhos estaria pronta. Resumindo, o timing foi perfeito e a comida excelente. Ficam aqui algumas fotos do cenário que encontramos e a promessa que havemos de voltar!

Caminhada nas Quintas das Carvalhas e de Ventozelo

Éramos poucos, mas muito bons. Depois de uma viagem muito conturbada devido a umas derrocadas (umas humanas e outras naturais), lá chegamos ao edifício da administração da Quinta das Carvalhas (Real Companhia Velha). Apesar do aspecto triste do não tão dourado Rio Douro, o dia estava perfeito e com o mapa estrategicamente colocado, partimos à descoberta dos 1000 ha de terreno das imperiosas Quintas das Carvalhas e de Ventozelo. Escusado será dizer que tivemos o privilégio de presenciar das paisagens mais graciosas e aprazíveis existentes em Portugal, como podem constatar pelas fotos e pela presença do cineasta português Manoel de Oliveira (o qual por uma questão de educação não fotografamos), que aproveitava o cenário idílico para uma cena de um seu futuro filme. Finalizamos a nossa “epopeia” com um pequeno repasto no restaurante Papas Zaide (Provesende – Sabrosa), restaurante que aconselha-mos vivamente e onde a amável Dona Graça Monteiro, apesar da hora tardia, nos apresentou iguarias que tencionamos voltar a degustar. As fotos da mesa eram suposto retratar as coisas boas que foram servidas, mas com o bom aspecto que estas tinham e a fome a apertar, a ideia caiu no esquecimento...fica o aspecto final! Venham mais dias assim…

sexta-feira, 12 de março de 2010

Amigo Nicho Verde


Inscreva-se como AMIGO NICHO VERDE e receba informações sobre futuras actividades a realizar.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Desporto Educação Ambiente



O Desporto a Educação e o Ambiente distinguem-se pelo seu significado, mas a sua interacção torna-se essencial para qualquer sociedade com perspectivas futuras edificantes e sólidas.
Numa outra perspectiva, a forte litoralização da população Portuguesa tem transfigurado Portugal, tornando-o num país cada vez mais imponderado e dividido, gerando custos económicos, sociais e ambientais.
Cientes destas realidades, é nossa intenção contribuir para uma maior sociabilização e para a redução das assimetrias sociais, mostrando o que de bom existe em Portugal, associando a este novo modo de vida o Desporto, a Educação e o Ambiente, pilares fundamentais de uma sociedade construtiva e sustentável.
Pratique desporto! Conheça Portugal! Ambos merecem…

Inscreva-se como AMIGO NICHO VERDE e receba informações sobre futuras actividades a realizar.

Nicho Verde
Desporto-Educação-Ambiente