quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pelos Caminhos da Serra d'Arga

No passado dia 10 de Outubro de 2010, o Nicho Verde, em parceria com o Montepio realizou mais uma actividade de Interpretação e Educação Ambiental. A caminhada iniciou-se pela manhã, na aldeia de Montaria. O trilho realizado totalizou cerca de 10km de extensão, os quais permitiram o contacto com diversos habitats naturais, semi-naturais e rurais da região. Parte do Percurso acompanhou o vale do rio Âncora, sendo caracterizado por uma mistura de vegetação autóctone, essencialmente representada por exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus robur) e amieiro (Almus glutinosa), e vegetação introduzida, essencialmente para produção florestal, como é o caso do eucalipto (Eucalyptus globulus) e o pinheiro-bravo (Pinus pinaster). Entre as espécies de aves observadas destacam-se várias espécies de chapins, entre os quais o chapim-real (Parus major), o chapim-carvoeiro (Parus ater) e o chapim-de-crista (Parus cristatus). Foi também possível observar e ouvir outras espécies como o Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), Toutinegra-de-cabeça-negra (Sylvia melanocephala), Toutinegra-de-barrete-negro (Sylvia atricapilla) e o Gavião (Accipiter nisus).Dos restantes grupos de vertebrados, observou-se lagartixa-ibérica (Podarcis hispanica), rã-verde (Rana perezi) e rã-ibérica (Rana iberica). O ponto alto das observações de fauna foi a detecção de dois exemplares de Salamandra-lusitanica (Chioglossa lusitanica), uma espécie de anfíbio classificada como vulnerável no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, apenas presente no noroeste da Península Ibérica. Este pequeno animal ocorre associado a habitats ripículas de ribeiros de montanha, onde predomine a vegetação densa e rochas cobertas com musgo. (Fotos)


5 comentários:

  1. What a lovely walk. I especially enjoyed the pictures of the waterfalls. We have greckos here but I'm afraid to pick them up! You live in a beautiful country! ~karen

    ResponderEliminar
  2. Undoubtedly Karen. If you ever want to visit Portugal you will not regret it...

    ResponderEliminar
  3. Eies um sitio que conheço mal,muitas vezes me passa pela cabeça entrar,mas tem ficado sempre para a oportunidade seguinte, fica prometido será breve, no entanto conheço a Sra do Minho, e as lagoas, tal como o parque.
    quando passo na auto estrada, e dou conta da sida para S.J. de Arga sempre dou uma vista de olhos, até que há por lá uns apiários, coisa que me desperta o interesse.
    tenho observado algumas veses do topo de "corno de bico" e fico sempre a pensar será que é verdade que há por ali auma alcateia entre o Lima e o mar, alguém me garanteu que sim, se for verdade prometo palmilhar todos os caminhos até os ver.

    ResponderEliminar
  4. Visite que vale a pena! E também me parece que o Lobo ande por lá...se não andar, está lá a sua mística!!! Se algum dia quiser lá ir e necessitar de alguma dica, comunique!

    Abraço

    ResponderEliminar